METODOLOGIA SOCIOINTERACIONALISTA
- Raquel Sobrinho
- 24 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de jan.
CONCEITO>
PROPOSTA DE EDUCAÇÃO
Priorizamos a dimensão sociocultural do aluno, valorizando o contexto histórico, social e cultural em que está inserido. A nossa rotina educativa prioriza atividades em grupo, potencializando a linguagem e o relacionamento interpessoal. Ressaltando a importância da interação do sujeito com o meio ambiente, mediante atividades na horta, no pomar e no campinho de areia. Incentivamos à interação e participação com alunos da sua própria turma e de toda a escola, estimulando a colaboração e a troca de saberes, valorizando as relações sociais, facilitando assim no processo de aquisição de conhecimento.
JUSTIFICATIVA>
VALORIZAÇÃO
A escuta sensível se dá a partir da bagagem individual de cada criança. Essa valorização mostra à criança que elas são especiais, fazendo-a se sentir confiante e valorizada no seu processo de aprendizagem.

OBJETIVO>
NA PRÁTICA
Quando a criança desenvolve o cognitivo, por exemplo, ela também adquire consequentemente a capacidade de reflexão e o seu controle do funcionamento psicológico. Mas, para que este amadurecimento aconteça, nossa escola tem colocado os alunos em contato diário com atividades que estimulem sua criatividade e a colaboração. Desafiando-os constantemente para que criem conexões, experimentem e reflitam. Por tanto, nossa escola estabelece uma rotina de conteúdos dinâmicos e diversificado, incluindo a prática de atividades físicas, lúdica, artísticas e musicais. Dessa forma, a proposta de um conteúdo novo não se resume à nova aquisição de uma habilidade ou conjunto de informações, buscamos ampliar a estrutura cognitiva das crianças.